
Ferônia era a Deusa da natureza selvagem, bosques, vulcões e águas termais, cujo festival os romanos celebravam em 15 de novembro.
Seu nome deriva do latim “ferus” para selvagem e inculta. Seus santuários foram amplamente espalhados por todo o centro da Itália, mas o principal local de culto estava em Capena, perto do Monte Soracte, no território da cidade de Feronia, agora moderno Lazio no centro da Itália.
Os temas de Ferônia são fertilidade, abundância, terra, liberdade, esportes e o calor da vida reprodutiva. Seus símbolos são fogo e brasas. Esta Deusa Romana do fogo fornece a energia de mudança, mesmo quando o tédio se instala. Segundo a tradição romana ela também é a padroeira e libertadora dos escravos ou de qualquer coisa que alegoricamente nos escraviza.
Portanto este festival também honra a sua natureza libertadora. Inspirado neste tema, faça alguma atividade física para liberar qualquer raiva ou tensão que você esteja suportando, entregando aos cuidados de Ferônia para que ela possa transformar em energia saudável.
Nas celebrações, as pessoas caminhavam descalças sobre as brasas incandescentes de uma grande fogueira feita com pinheiros, diante das preces dos sacerdotes. O objetivo consistia em se purificar e alcançar a cura de alguma doença. Depois eram oferecidas frutas à Deusa, colocando-as em volta das fogueiras em sinal de agradecimento.
Portanto, queime um pedaço de carvão hoje para gerar um pouco de abundância de Ferônia em sua horta ou jardim. Caso não tenha jardim, fique perto de seu fogão ou qualquer fonte de fogo, como o aquecedor por exemplo, sentindo a energia desta Deusa em sua casa durante o tempo que precisar para refletir e pedir a mudança necessária.
Luz em sua celebração!
Imagem: Photo by Jannike Olofsson