Festival da Deusa Egípcia Neith.

1d835ef3215d8023f8fc4efbdc6e0a93

Neith era a padroeira do baixo Egito e da cidade de Sais, onde seus devotos também a identificavam como a Deusa grega Athena, devido a suas atribuições similares.

Ela é uma das mais antigas divindades do panteão Egípcio e no período pré-dinástico era representada com o escudo e um par de flechas cruzadas, onde era considerada Deusa da caça e da guerra, conhecida pelo epíteto “Amante do arco, Governante das flechas”.

Após esse período, no baixo Egito era geralmente representada com uma coroa vermelha e agulhas de tecelagem sobre ela, enquanto no alto Egito possuía uma cabeça de vaca ou era transformada totalmente em uma vaca. A vaca é um animal sagrado a muitas culturas, simbolizando maternidade, fertilidade e renovação. No entanto, não se sabe quando as flechas foram substituídas pelas agulhas. Isso pode ter sido uma má interpretação da Deusa ou uma reinterpretação da mesma, para transformá-la em uma Deusa tecelã.

Normalmente ela carrega um Was (cetro que simboliza poder e governança) na mão direita e uma Ankh (símbolo da vida eterna) na esquerda. Algumas vezes é representada amamentando um crocodilo, refletindo um mito provincial de que ela é mãe ou consorte do Deus crocodilo, Sobek. Esse mesmo mito diz que Neith foi a criadora do mundo e mãe do Deus sol Ra, fazendo dela mãe de todos os Deuses e inclusive, mãe de Apep a grande serpente inimiga de Ra, que surgiu quando a Deusa cuspiu nas águas provinciais do caos.

Outra lenda de criação diz que ela teceu o mundo em seu tear e também a associa com ritos funerários pois ela é a responsável por criar as bandagens que envelopavam as múmias.

Neith é uma divindade tão poderosa e popular que os outros Deuses geralmente a procuravam quando não conseguiam resolver uma disputa. Um dos casos mais conhecidos é a disputa de Horus e Seth pelo trono do Egito. Quando eles viram que não conseguiam se acertar, enviaram uma carta à Deusa procurando conselho. Horus foi feito rei e Seth ganhou terras e duas esposas (Anat e Astarte) como consolação.

Neith é a maior Deusa criacionista egípcia pois não necessita de um par para gerar vida. Ela faz com que tudo surja das águas do caos somente com sua vontade. Devido a esse traço alguns estudiosos a consideram uma divindade andrógena. Além de criar vida, também protegia os mortos e os vasos canópicos junto com Ísis, Néftis e Sekmet.

Salvas a Neith!

Imagem: Google images – unknown artist.

Deixe um comentário