O significado espiritual das cores.

aura

CLIQUE AQUI E GANHE UM MANUAL EXPLICANDO COMO FUNCIONA O TAROT!

Qual a melhor cor para atrair o que necessitamos e o que significam espiritualmente?

As cores possuem vários significados e estão relacionadas analogicamente com aspectos naturais, culturais e espirituais da vida humana, dentre eles os nossos chakras, os elementos da natureza, a neuropsicologia, a cromoterapia e as manifestações religiosas.

A cor é assimilada pelo ser humano através do sentido da visão. A visão é dos cinco sentidos o que mais rapidamente conduz a informação até ao cérebro. Dessa forma os olhos são os sensores e o cérebro é o processador.

Quando escolhemos uma cor para elaborarmos nossos trabalhos ou vestirmos, devemos ter em mente que estamos lidando com um elemento de estímulo imediato, e que essa cor escolhida provocará diversas reações em nossos observadores, positivas ou negativas.

Estas reações emanam uma energia que vibra influenciando tudo. Como nosso corpo físico é matéria, ou seja, energia condensada, cada ser vivo vibra um campo magnético que o protege e o diferencia dos demais seres.

Este campo é mais conhecido como aura, onde existem aberturas por onde fazemos as trocas energéticas com o ambiente, com outras pessoas, com outros seres, com a natureza. A essas aberturas chamamos de chakras.

Nossos corpos têm sete receptores de energia da força vital e prana chamados chakras. Cada um vibra e reage em uma cor diferente.

Chakra

Cor Localização

Função

Muladhara Vermelho Base da coluna Aterramento,

Suporte.

Swadhisthana Laranja Órgãos sexuais Vitalidade, Sexualidade.
Manipura Amarelo Estômago Identidade,

Emoções.

Anahata Verde Coração Expressão,

Equilíbrio.

Vishuddha Azul Laringe Comunicação,

Conexão.

Ajna Índigo Glândula pineal Intuição,

Percepção.

Sahashara Violeta Topo da cabeça Consciência,

Espiritualidade.

Além dos chakras e sua relação com a espiritualidade, muitas culturas pagãs e indígenas honram os aspectos da vida terrena também. Onde cada direção, norte, sul, leste e oeste tem um elemento correspondente e sua cor.

Direção

Elemento

Cor

Norte Terra Verde
Leste Ar Amarelo
Sul Fogo Vermelho
Oeste Água Azul

As cores influenciam também o estado psicológico dos seres humanos e são mais ligadas à emoção. Por esta razão, as pessoas se lembram mais facilmente das cores do que das formas. Segundo a neuropsicologia cada cor provoca sensações específicas nos seres humanos.

Cor

Função

Branco purificador, perfeição, pureza, neutralidade, humildade, limpeza, claridade, frieza e esterilidade, pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade, esterilidade, rendição, união.
Preto luto, elegância, solidez, poder, modernidade, sofisticação, formalidade, morte, medo, anonimato, raiva, mistério, azar.
Cinza elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza.
Amarelo concentração, disciplina, comunicação, ativa o intelecto, positividade, boa sorte.
Vermelho paixão, entusiasmo, impacto, agressividade, força, energia, amor, liderança, masculinidade, perigo, fogo, raiva, revolução, “pare”.
Rosa Amor, carinho, suavidade, acolhimento, romantismo.
Azul harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade, saúde, purificação, amabilidade, paciência, serenidade.
Ciano tranquilidade, paz, sossego, limpeza, frescor.
Verde esperança, cura, natureza, paz, natureza, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro, boa sorte, ciúmes, ganância.
Lilás influencia emoções e humores, intuição e espiritualidade.
Roxo velocidade, concentração, otimismo, alegria, felicidade, idealismo, riqueza (ouro), fraqueza, dinheiro, realeza, nobreza.
Magenta luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo.
Violeta espiritualidade, criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência, dor.
Laranja equilíbrio, generosidade, entusiasmo, alegria, aconchegante, energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo, ludismo.
Castanho sólido, seguro, calmo, natureza, rústico, estabilidade, estagnação, peso, aspereza.

Estas sensações são provocadas pela exposição do ser humano à vibração de cada cor e é a partir deste estudo, por exemplo, que o conforto ambiental é planejado por arquitetos e decoradores.

Contudo, também há significados específicos nas tradições religiosas para cada cor. Não esqueçamos que as cores desempenham um papel fundamental na cromoterapia e são a chave principal dos tratamentos de cura para diversos desequilíbrios emocionais e físicos.

Cor

Atração

Marrom conforto, segurança, casa, centralização, hesitação, neutralidade, incerteza, invocando o elemento terra para o benefício.
Índigo Relaxamento profundo, sono repousante, justiça e nobreza.
Ouro Riqueza, generosidade, prosperidade, magia do sol.
Prata Intuição, sonhos, cancelamento, neutralidade, impasse.
Azul petróleo impulsividade, depressão, mudança, confusão.
Oliva Doença, covardia, raiva, ciúme, discórdia.
Índigo Orgulho ferido, ossos quebrados, proteção angelical, honra, dignidade, nobreza.
Roxo Governantes, poder, nobreza, aristocracia, religião, ambição, progresso, negócio.
Vermelho Saúde, força, energia física, amor sexual, paixão, coragem, proteção, vitalidade, criatividade.
Coral Afeto profundo de natureza não-sexual.
Rosa Amor, romance, honra, moralidade, amizade, compaixão, relaxamento, carinho.
Laranja Atração geral, energia, assertividade, resistência, encorajamento, adaptabilidade, motivação.
Amarelo Intelecto, confiança, adivinhação, charme, comunicação, eloquência, viagens, movimento, felicidade, sucesso, autoestima, atração, persuasão, cura.
Azul Proteção, consciência, praticidade.
Verde Prosperidade, emprego, fertilidade, cura, crescimento, nutrição, finanças, sorte, agricultura.
Menta Ganhos financeiros, renovação, renascimento.
Celeste Cura, paz, psiquismo, paciência, felicidade, paz interior, amizade, tranquilidade, compreensão.

O que vem à cabeça quando você pensa na cor vermelha por exemplo? Concentre-se nessa cor, dê asas à sua imaginação! Pense numa flor bem vermelha ou numa luz vermelha que entra na sua cabeça e se espalha por todo o corpo. Agora pense na cor azul. Imagine uma imensidão de azul bem clarinho como o céu. Sinta esse azul fazer parte do seu corpo. Aposto que a primeira cor trouxe sensações e lembranças muito diferentes da segunda. O vermelho é uma cor mais intensa, nos lembra de que o sangue está correndo nas veias. Enquanto o azul claro traz uma sensação mais leve, de calma e até mesmo de frio. Isso acontece porque cada cor, com suas diferentes características, traz uma resposta emocional diferente. Assim como já dizia o psicanalista Carl Jung (1875-1961), “as cores são a língua nativa do subconsciente”.

Mas o que muita gente não sabe é que o poder das cores vai muito além das sensações que elas trazem, podendo influenciar diretamente no funcionamento do nosso organismo. Tem cor que dá apetite e cor que tira o apetite. Cor que estimula o batimento cardíaco enquanto outras diminuem o batimento cardíaco. Algumas cores são benéficas à digestão, outras podem auxiliar no processo regenerativo do corpo.

Portanto, inspire-se nessa coletânea de cores e seus significados. Escolha qual será mais pertinente com seu momento de vida e desejos para o próximo ano. Esteja ciente que a intensão é fundamental para potencializar sua eficácia e claro, a fé de que essa vibração auxiliará na transformação desejada.

Um harmonioso e abençoado réveillon para todos!

Beijokas Iluminadas ❤ xxx

Imagem: Image google – unknown artist.

https://goo.gl/047Tvy

CLIQUE AQUI E GANHE UM MANUAL EXPLICANDO COMO FUNCIONA O TAROT!

Um comentário em “O significado espiritual das cores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s